segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Prisão de ventre

Definição
 É o trânsito lento ou dificultoso do conteúdo intestinal, com evacuações pouco frequentes e de fezes excessiamente duras.

Causa
 A maior parte dos casos de constipação é de tipo funcional, e se deve a uma atonia ou debilidade da musculatura do intestino grosso. Unicamente em casos muito concretos, a constipaçõa é de tipo orgânico,sendo a causa mais grave o cancêr de cólon ou de reto.
 Considera-se normal evacuar desde duas vezes ao dia até uma vez de dois em dois dias. Considera-se prisão de ventre à frequência menor.
 Os fatores que favorecem ou predispõem a sofrer prisão de ventre atônica de tipo funcional são os seguintes:
Regime alimentar incorreto, com insuficiente ingestão de água e/ou de fibra. Como consequencia a parede intestinal carece de estímulo e finalmente se debilita.
Hábito intestinal irregular: devido a tensão nervosa ou a pressa, não se atende à chamada fisiológica para a defecação,pode-se chegar a perder esse reflexo intestinal.
Abuso de laxantes: produz um estado de inflamção permanente na mucosa intestinal, que se torna insensível aos estímulos normais.
Falta de exercíco físico, necessário para estimular o reflexo para defecar.
 Solucionando essas quatro causas se corrige a maior parte dos casos de prisão de ventre funcional atônica. Uma alimentaçõa correta é imprescindível para a solução.
Aumentar
Água
Fibras
Cereais integrais
Pão integral
Farelo de trigo
Frutas
Hortaliças
Legumes
Semente de linhaça
Ameixa
Maçã
Uva
Figo
Ruibarbo
Mel


 Reduzir ou eliminar
Confeitaria refinada
Cereais refinados
Pão branco
Chocolates
Mariscos
Carne
Peixes

Nenhum comentário: