Com o termo celulite designam-se dois distúrbios bem diferentes:
- Infecção do tecido celular subcutâneo, isto é, da camada de tecido que existe debaixo da derme. Também se chama flegmão. Essa infecção costuma ser grave e, geralmente, se produz em consequencia de feridas ou traumatismos da pele. As infecções dentárias são causas da celulite do rosto e do pescoço.
- Inflamação ou alteração do tecido celular subcutâneo, sem infecção que se produz especialmente em mulheres muito obesas. A pele deixa de ser lisa e apresenta uma superfície irregular, descrita como "casca de laranja".
Este segundo tipo de celulite não é grave em si mesma; o principal problema que causa é estético. Porém, é importante porque revela um estado deficiente de saúde.
Causas
A obesidade, os desequilibrios hormonais, o excesso de insolação(que resseca a pele e a torna menos elástica) e a retenção de líquidos e de toxinas favorecem o desenvolvimento de celulite.
Alimentação
Uma alimentação saudável atua internamente e costuma dar melhores resultados que os tratamentos estéticos aplicados externamente sobre a pele.
Aumentar
Alimentos diuréticos
Frutas
Cereais integrais
Legumes
Fibras
Vitamina A
Gorduras saturadas
Sal
Bebidas alcoólicas
Açúcares
Nenhum comentário:
Postar um comentário